4 de novembro de 2015

JOGOS OLÍMPICOS E PARAOLÍMPICOS SERÁ QUE TEMOS FOLEGO PARA AS DEMANDAS?

A Guarda Municipal do Rio de Janeiro, vem sofrendo com a evasão de seus servidores, para outras Instituições. Isto se deve por diversos motivos que neste momento não é o foco de nossa postagem.

A grande realidade é que estamos as portas do mais importante evento esportivo da face da terra, que acontecerá na cidade do Rio de Janeiro em 2016. 


Naturalmente só as demandas rotineiras da cidade já trazem  uma carga de missões expressivas para a área operacional da Instituição GM Rio.   Com o advento dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos em 2016, essa carga de trabalho vai triplicar junto ao grande numero de demandas que irão surgir em virtude dos jogos.

O efetivo da GM Rio não aumentou , então isso quer dizer que a grande probabilidade do efetivo da GM Rio estar a quem do que se espera para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016.


No primeiro Semestre de 2015, intermediamos uma aproximação do Diretor de Articulações políticas do Conselho Nacional das Guardas o GM Andre da Guarda de Belford Roxo, com a Especialista em assuntos ligados as Olimpíadas, a Subinspetora Malena da GM Rio, para tratar de um suposto convênio onde viabilizaria a possibilidade das Guardas de Municípios limítrofes pudessem ceder Guardas para trabalharem integrados com os Guardas do Rio de Janeiro, durante os jogos olímpicos. 

A reunião foi produtiva, mas a Subinspetora informou ao Diretor que esse assunto não estava dentro da sua esfera e sim a níveis de secretariados da Prefeitura do Rio. Diretor André como um bom articulador que é, conseguiu agendar uma reunião com o Super Secretário Dep. Federal Pedro Paulo, mas nada avançou.

Entendemos que é de vital importância este convênio, e por isso buscamos juntar informações para uma proposta de projeto que a nosso ver é totalmente realizável, pois perpassa por área de ensino, identificação visual dos participantes, remuneração e forma de atuação integrada.

A proposta de projeto já foi entregue ao Inspetor Geral da GM Rio, para apreciação.

Mas já estamos também agendando uma reunião com o Deputado e Secretário da Cidade do RJ o Sr. Pedro Paulo.