28 de novembro de 2015

GM-Rio forma numero expressivo de Instrutores de tecnologia não-letal

A Guarda Municipal do Rio de Janeiro (GM-Rio) realizou, na manhã de terça-feira, dia 24, a formatUra dos guardas municipais que participaram do Curso de Instrutores  Multiplicadores do Treinamento de Operador de Instrumento de Menor Potencial Ofensivo (IMPO). A solenidade, realizada no Batalhão da Guarda, contou com efetivo de representação de 60 GMs, que receberam certificado e brevê. O curso foi realizado por meio de um acordo de cooperação entre a GM-Rio e a Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP).
Resultado de imagem para senaspResultado de imagem para condor não letais

Ao todo, 159 guardas municipais foram capacitados no período de 5 a 22 de outubro. As turmas foram compostas por instrutores da Academia de Ensino e guardas dos grupamentos especiais e de inspetorias regionais. Durante as instruções, os agentes puderam fazer treinamentos com diversos instrumentos não-letais, como lançadores AM-600 e AM-630, granadas lacrimogêneas, de efeito moral e de luz e som, pistola de eletrochoque e spray de pimenta aerosol e espuma.Resultado de imagem para materiais condor naõ letais 

Alguns dos equipamentos usados no treinamento já estão sendo empregados pela GM-Rio nas operações diárias.

Além das aulas práticas, o curso também contou com matérias que visam preparar os guardas para o uso adequado dos novos instrumentos, como Uso Diferenciados da Força, A importância da GM-Rio na Segurança Pública Municipal e Defesa Pessoal. A importância desse tipo de preparação do efetivo foi destacada pelo comandante da GM-Rio, Rodrigo Fernandes, durante sua fala aos GMs.

"A conclusão do curso faz parte de um ciclo que envolve capacitação, investimento em equipamentos e reestruturação da Diretoria de Operações, visando preparar ainda mais o efetivo para os Jogos Olímpicos, mas principalmente para servir a cidade. Nosso objetivo é capacitar os guardas para que possam atuar nas ruas sempre com técnica e tática, utilizando com sabedoria esse tipo de equipamento" – afirmou.
Formatura Condor_baixa_DSC_0016

O comandante ainda elogiou a atuação dos agentes que já vêm fazendo uso dos instrumentos não-letais e destacou o comprometimento e a disciplina dos guardas na rotina diária de operações e patrulhamento.
 Formatura Condor_baixaDSC_0085
A cerimônia de formatura também contou com membros do comando da GM-Rio, representantes da empresa Condor Tecnologias Não-Letais, que ministrou o curso, e do coronel Paulo César Amêndola, que recriou e comandou a GM-Rio.
formatura Condor_baixa_DSC_0041

Fonte: GMnet-GM-Rio