10 de setembro de 2015

GUARDA MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO REALIZA TREINAMENTO PIONEIRO e INOVADOR no UNIVERSO da SEGURANÇA PÚBLICA..

A Academia de ensino da Guarda Municipal do Rio de Janeiro, (AGM) fez uma capacitação inovadora e pioneira, para os integrantes do (GEP) Grupamento Especial de Praia.

Devido a grande demanda que vem crescendo a cada ano nas faixas de areia das praias cariocas, um espaço de trabalho continuo dos integrantes do GEP, (grupamento especial de praia), que precisam conter arrastões, e ordenar o espaço urbano altamente frequentado no verão, onde muitas das vezes os ambulantes não regulamentados acabam criando grandes confusões e conseguem arregimentar marginais que acabam atacando as equipes de GUARDAS,  é que foi colocada dentro do curso de capacitação do GEP, a disciplina ACD Ações de Controle de Distúrbios, voltado para atuação nas praias.

É a primeira vez que a disciplina e aplicada especificamente para ser utilizada na areia da praia. As formações, os comandos, o deslocamento, tudo que vemos sendo realizado nos distúrbios civis, e nas manifestações nos centros urbanos, foi transportado para a atuação nas areias das praias cariocas.

O Instrutor da Disciplina o Líder Operacional Vilmar,
teve um trabalho a mais, o mesmo disse:
" o fato de estarmos atuando na areia, exige um grau de esforço bem maior pois o peso dos EPIs já é um complicador para o aluno, e a areia que de certa forma prende os movimentos, faz com que o aluno realize os movimentos com mais vigor e isso certamente traz um certo desgaste físico, exigindo mais garra e determinação do aluno. Mas as técnicas de ensino aprendizagem que usamos,aliado com QTS (Quadro de Trabalho Semanal) do curso, acabam sendo um casamento perfeito que prepara fisicamente o aluno e tecnicamente também."