21 de fevereiro de 2014

GUARDA MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO NOSSA LIDA NOSSA VIDA.


Mesmo em momentos de grande expectativa, devido ao impasse das negociações de categoria, a Guarda Municipal do Rio de Janeiro não deixa de se atualizar e se preparar intelectualmente.  Com o foco voltado para o Cidadão e sendo especificamente comunitária, a Guarda Municipal do RJ vem diariamente desde Janeiro de 2014, realizando na Academia da GM Rio , treinamentos com uma média de 40 Guardas dia, em tempo integral, visando um melhor desenvolvimento nas ocorrências com população de rua.  
Disse Instrutor Durval um dos Instrutores da Matéria: 
" Realizamos inicialmente uma conscientização para que os Guardas integrantes do treinamento, se humanizem com o tema. Pois os populares de rua tem sido tratados como invisíveis pela Sociedade, pelo Poder Público e pelos Agentes de Segurança."  
Durante o treinamento, entre os temas abordados temos :
Orientação ao População de Rua quanto a correta utilização do Logradouro Público;
Orientação ao População de Rua quanto a boa convivência com a comunidade local e etc.
No treinamento os Guardas Municipais recebem também, instruções de como proceder quando o População de Rua deseja ser acolhido em um abrigo municipal.

A Academia da GM Rio, visando maior qualidade nos trabalhos realizados com os Guardas integrantes do treinamento, vem agendando visitas para os Instrutores em Abrigos Municipais, participação de Instrutores em algumas operações de acolhimento da Secretária Municipal de Desenvolvimento Social e visitas nas Coordenadorias Regionais de Assistência Social.

Os moradores de Rua, se triplicaram nos últimos anos, devido aos resquícios de um problema estrutural e sistémico que vem se propagando ao longo do tempo.  

As agências de Segurança Pública de todo País devem buscar aperfeiçoar seus profissionais a cerca deste tema pois é um tema que se transformou em uma Política Nacional de Assistência Social.