8 de junho de 2013

GM RIO A MAIOR GUARDA DO BRASIL COM UM DOS MENORES SALÁRIOS.

Guarda Municipal do Rio de Janeiro - GM-Rio

                                 

 A Guarda Municipal do Rio de Janeiro é a maior guarda  do Brasil. A Instituição atua no patrulhamento diário da cidade, com ações especiais no trânsito, escolas, praias, meio ambiente, turismo, ordenamento urbano, e grandes eventos. A GM-Rio tem também frentes comunitárias, sociais, esportivas e culturais, trabalhando nas ruas em contato direto com o cidadão, seu principal foco. Para todas essas missões, são cerca de 7.800 guardas concursados, distribuídos em turnos por unidades operacionais (15 Inspetorias, 6 Grupamentos Especiais e 8 UOPs) e monitorados pelo Centro de Controle Operacional (CCO), além de 41 músicos e 380 funcionários administrativos.
O atual Comandante o Capitão PM, Leandro Matielle, tem provado que corrobora com o entendimento da necessidade de melhorar o salário dos Guardas Municipais, principalmente dos que fazem parte da base da piramide funcional. Nós da Associação dos Subinspetores que temos participação oficial na Frente Unificada Pró Guardas Municipais, temos a plena convicção, que a grande solução para os problemas salariais dos servidores da GM Rio, seria o aumento do piso para 1.200,00.  Um levantamento feito recentemente, comprovou que pouquíssimas instituições da Prefeitura do RJ cujo nível para o ingresso é o 2º grau, tem piso salarial abaixo de 1.000,00. O piso salarial dos Guardas Municipais hoje está abaixo dos 1.000,00.
Uma pesquisa salarial a nível Nacional, feita pela Associação dos Subinspetores da GM Rio, mostrou que o piso salarial pago aos Guardas da GM Rio configura entre um dos mais baixos do Brasil.